terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Sempre conectados ou dependentes?

Hoje em dia, na sociedade em que vivemos é cada vez mais importante ter acesso às novas tecnologias, mas estaremos nós apenas conectados ou também dependentes?
A verdade é que há cada vez mais acesso às novas tecnologias, acabamos por substituir aquilo que um dia teve importância, como a família, os amigos e, em alguns casos, até a própria escola. Mas será isto assim tão grave? Ou será apenas um mero exagero? Temos todos nós de admitir que somos demasiado ligados a estes novos "instrumentos" de comunicação, aos quais dão o nome de telemóvel.
Por um lado, apesar de dizermos o contrário, somos demasiado dependentes das tecnologias, qualquer coisa de que precisemos, por mais insignificante que seja, vamos logo agarrar-nos à famosa internet. Acabamos mesmo por substituir a nossa vida social, até o tempo que despendemos com a nossa família é menor. O tempo que antigamente passávamos na rua com os nossos amigos, é agora gasto em frente a um computador ou tablet e mesmo que estejamos num café a conviver, o telemóvel está sempre presente. A isto, eu chamo dependência!
Por outro lado, a ajuda que a invenção destas novas tecnologias veio-nos facilitar em tudo, principalmente na investigação da cura de certas doenças, como por exemplo o Alzheimer.
Concluindo, apesar de toda a dependência, é bastante importante ter acesso a estas tecnologias, pois não só nos trazem apenas consequências más mas também benefícios.

2 comentários:

  1. Penso que essas consequências vai depender de pessoa para pessoa, do que lhes foi mostrado e ensinado enquanto novos. Eu uso PCs desde os meus 8 anos e adoro tecnologia MAS não dispenso de uma ida ao café, de jogar matrecos, de passear, de conversar, de andar à chuva... e de observar.
    Faz-me confusão é o uso recorrente que vejo em muitos pais que usam as tecnologias como meio para calar os putos. Vê as birras nos supermercados. Os putos choram, fazem fita e os pais para não passarem vergonha ou para os deixar de ouvir, compram o que eles querem. Vê as horas que eles passam em frente à TV ou em frente ao PC sem que exista um controle de horas, de programas e de sites por onde andam. E, maior parte deles já têm FB. Para? E smartphones, para ? É necessário um telefone que faça chamadas e que receba, mais que isso é realmente necessário?!
    A tecnologia trouxe muita coisa boa, claro que sim. Ali referes que existe um uso da internet aquando se faz pesquisa, mas é que é mesmo! E maior parte já nem sabe usar um dicionário! E porquê? Bem eu vejo que nas escolas o melhor agora é ter um tablet. Existem uma série de erros intrínsecos e extrínsecos que levam a esse tipo de dependência que acabam por tornar as pessoas (jovens, crianças, adultos-jovens) cada vez mais egoístas. E temos um novo ciclo de uma geração ainda mais egoísta que odeia andar ao ar livre.

    Gostei do tópico :p
    Beijo,
    AR
    Oitotentaculos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Concordo plenamente! Obrigada, beijinho*

      Eliminar