quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A Arte de Fumar

Fumar é uma arte que se torna cada vez mais popular na adolescência e este post tem como objetivo informar um pouco mais os jovens que fumam ou pretendem começar a fumar...


Fumar... Quais as razões para começar a fumar?

Há muitas razões pelas quais os jovens e mesmo pessoas mais velhas começam a fumar. Nos mais novos as principais razões são o fator curiosidade, por vezes experimentam, gostam e acabam por pegar, e a influência do grupo de amigos, começam a fumar só para serem aceites no grupo e para se sentirem "fixes" e superiores, mesmo que ás vezes não gostem do sabor. No que toca aos adultos, o fator curiosidade pode ter alguma influência, mas grande parte começa a fumar devido ao stress e aos problemas com que têm que lidar diariamente.


Mas essas pessoas não conhecem as consequências do ato?

Com as informações todas que há, claro que conhecem as consequências. Cancro do pulmão, da boca, da garganta, disfunção sexual, infertilidade, já para não mencionar também as consequências provocadas pelo tabaco no visual das pessoas. Mas é preciso lembrar que é possível diminuir estes riscos, não drasticamente, mas sempre é possível, praticando exercício físico regularmente, cuidar da alimentação e principalmente moderar a quantidade de cigarros que fuma diariamente, óbvio que se fumarem mais de um maço por dia nada consegue diminuir as consequências. Lembrem-se também que, apesar de nunca serem mencionados, o tabaco também apresenta alguns benefícios...


Benefícios? Quais?

Antes de mais, não quero incentivar ninguém a fumar, mas sim, existem alguns benefícios, pouco divulgados, mas existem pesquisas que provam que a nicotina tem efeitos positivos no cérebro, óbvio que não superam as consequências causadas pelo alcatrão e pelo monóxido carbono existentes no fumo do cigarro. Nenhuma outra substância legalizada consegue causar de imediato a mesma sensação de relaxamento e prazer. E, embora algumas pessoas digam o contrário, o tabaco parece melhorar a sensibilidade gustativa de algumas coisas, como o café e bebidas alcoólicas. Além disso, se fumarem, terão sempre uma boa desculpa para se aproximarem de alguém (para pedir fogo, por exemplo) e vice-versa. É claro que, como disse no inicio, nenhum destes benefícios apresenta um peso tão forte quanto as consequências causadas pelo tabagismo.



E tu, fumas? Se sim, qual o porquê e quando começaste?

Sim, experimentei o meu primeiro cigarro com 14 anos (quando me comecei a cortar), mas não comecei a fumar logo, dava um bafo de quando em quando mas nada de mais. Este ano, com 17 anos, é que comecei a fumar com mais regularidade. O porquê? Bem, tive curiosidade, experimentei e acabei por gostar, mas fumo porque gosto não para me incluir em algum grupo, até porque se o cigarro não me estiver a saber bem eu apago-o simplesmente.


Para aqueles que gostariam de começar a fumar, que marca sugeres? Tens alguma favorita?

Well, eu comecei com Chesterfield Red, que é, por norma, a marca pela qual grande parte dos jovens começam a fumar, pelo menos aqueles que eu conheço, mas não quer dizer que seja a tua primeira escolha. Neste momento para além do cigarro eletrónico, eu fumo 3 marcas, Chesterfield Blue, Marlboro Silver e Marlboro Gold, vou alternando entre as três consoante o dinheiro que tenho e o que me apetece, experimentei 5 ou 6 marcas de tabaco diferentes até eleger a "minha marca", mas sem dúvida que a minha favorita é o Marlboro Gold!!!


Muito bem... E como costumas travar e soprar o fumo? Consegues fazer anéis?

No que toca a travar, ainda não sou propriamente uma expert, ainda sou uma fumadora iniciante, portanto admito que por vezes ainda tusso quando o faço (ainda ando a "treinar"), mas quando consigo costumo travar com os lábios abertos, que é considerada a forma correta de o fazer. Normalmente quando é para soprar, costuma "sair" o (típico) cone, que é quando fazes um leve biquinho e sopras o fumo todo de uma vez, lentamente mas com vigor, num longo jato. Fazer anéis não é a minha especialidade (ainda), consigo fazer (não muito densos), mas nem sempre sou capaz...


Alguma dica para quem quer começar?

Primeiro que tudo, se for para começar a fumar ou se já fumam, façam-no porque querem e gostam e não para serem "fixes" e serem incluídos num grupo, lembrem-se que se forem mesmo vossos amigos, continuarão a falar-vos quer fumem quer não! Não se fiquem pela primeira marca de tabaco que fumarem, antes de elegerem uma, experimentem várias, só depois escolham a que mais gostam para fumar (e aqueles que estão agora a iniciar lembrem-se: vão com calma, uma coisa de cada vez, pois travar ao início consegue ser bastante complicado...). E por último, se quiserem aprender a fumar corretamente visitem o site A Arte de Fumar, é excelente e foi de lá que retirei algumas das informações usadas no post.


Pretendes incentivar alguém a fumar?

É claro que não! Pelo menos esse não é o objetivo, como disse no inicio o objetivo do post é de informar e nada mais! Cada um é livre de fazer o que quer, sabe as consequências do tabaco (e agora também alguns dos poucos beneficios), agora,  eu não quero incentivar ninguém! A escolha é vossa...



4 comentários:

  1. oi ae so novo nesta vida de fumante, gostei mt de seu post, mas me diga uma coisa, essa coisa ae de escolher marca de cigarro, qual e a que vc recomenda? quero começar fumando mais n sei sobre marcas... e que vc acha de cigarro com sabor? vc ja provou?
    obg ae se vc me responder

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu sobre as marcas expliquei um pouco no post, mas se não percebeu é assim, eu para começar, comecei com Chesterfield Red, depois experimentei Marlboro Gold entre outras marcas como winston, Marlboro Red, JPS Red, também Chesterfield Blue... A marca que mais gostei? Sem duvida que Marlboro Gold. Se é uma boa marca para se começar? Sem dúvida que é, mas lembre-se, a escolha deve ser principalmente sua e nunca se fique pela primeira marca, experimente várias, talvez umas 3 ou 4, até encontrar a sua escolha.
      Agora sobre o tabaco com sabor, dei uma vez um bafo num cigarro com sabor a mentol, pode experimentar (tal como eu fiz), mas não aconselho, faz muito mais mal que tabaco normal! Uma outra solução é o cigarro eletronico, mas lembre-se que os e-liquidos têm sabores bem agradaveis alguns e que nao tem nada a ver com o tabaco.
      Espero ter ajudado :)

      Eliminar
  2. VaporFi is the most recommended electronic cigarettes supplier.

    ResponderEliminar
  3. Are you paying over $5 / pack of cigarettes? I'm buying high quality cigarettes over at Duty Free Depot and I save over 60% on cigarettes.

    ResponderEliminar