sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Viajar


Quando viajamos para um novo destino, acabamos sempre por sentir diferentes sentimentos relativamente ao desconhecido, a ansiedade e ao mesmo tempo o receio e inquietação em relação à descoberta de um mundo novo.
De facto, sempre que viajamos para algum país que nos seja desconhecido, temos sempre aquela curiosidade de conhecer o lugar. Sentimos aquela ansiedade de aprender novas culturas e novos costumes. Sabemos que são diferentes do nosso país e, por isso, temos uma enorme curiosidade de as conhecer. Por exemplo, se neste momento viajássemos para a Índia, certamente, iríamos querer saber a resposta a diferentes questões. Gostaríamos de descobrir o porquê dos seus trajes tradicionais, a razão do uso do bindi.
Mas, por outro lado, enfrentamos sempre um sentimento de medo, de receio, pois afinal não conhecemos nada do destino. Apesar dessa curiosidade, temos sempre aquela pequena noção de perigo, não conhecemos, partimos em busca do desconhecido. Se fossemos viajar para a Turquia, por exemplo, iríamos sentir aquela ansiedade de conhecer a origem das suas tradições mas, apesar disso, iríamos sentir medo, pois sabemos qual a religião dos turcos e daí conhecemos que têm costumes muito próprios e se fizéssemos algo que pudesse, segundo as suas crenças, ser considerado pecado, poderíamos ficar numa situação de perigo.
Assim, podemos concluir, que viajar nos pode despertar sentimentos contraditórios. Pois, por um lado, temos a curiosidade de conhecer o desconhecido, mas, por outro lado, o medo e o receio de enfrentar um mundo novo e completamente diferente daquilo a que estamos habituados.

Este foi o texto que escrevi no meu (primeiro) teste de português, o tema eram os diferentes sentimentos que podemos ter em relação a uma viagem, admito que ao inicio tive um pouco de dificuldade em começar, mas depois de fazer um pequeno esboço mental saiu isto ahahahah. 

Sem comentários:

Enviar um comentário